Além do design, o material com o qual a mala é produzida é um importante fator para se levar em consideração para adquirir uma mala. Independente da escolha, o importante é optar uma mala que tenha boa procedência de marcas conhecidas no mercado, assim você evita se decepcionar com um produto de baixa durabilidade.

As malas rígidas, normalmente produzidas com polipropileno, policarbonato ou ABS, costumam ser mais duráveis, resistentes a impactos e impermeáveis. São uma excelente opçao para proteger pertences mais frágeis, como por exemplo, garrafas de vinho, cosméticos e artesanatos mais sensíveis.

Os zíperes das malas rígidas ficam localizados na metade da mala, ou seja, quando aberta, sua mala se divide ao meio com abertura total a 180 graus. Isso pode ajudar bastante na organização da mala, já que você consegue deixar seus pertences bem separados dentro da mala de acordo com a finalidade de cada item. Mas fique esperto ao abrir a mala! Se ela estiver muito cheia, suas coisas podem cair facilmente para fora dela.

Por serem rígidas, não permitem que você dê uma apertadinha para encaixá-la em lugares mais apertados, como no compartimento superior de bagagem do avião ou dentro do porta-malas do carro. Outro ponto negativo são as marcas e riscos que costumam aparecer após poucos usos. Para evitar possíveis danos, vale investir em uma capa protetora de mala ou até mesmo no envelopamento plástico encontrado na área de embarque da maioria dos aeroportos.

As malas flexíveis, ou de tecido, costumam ser as mais baratas encontradas no mercado. Elas permitem que você faça um pouco de força para colocar mais itens dentro dela e até mesmo dar uma apertadinha para que ela caiba em lugares mais apertados.

Como os zíperes estão localizados na parte superior, ela permite que os pertences permaneçam organizados ao abrir a mala, já que ela funciona como uma espécie de baú, onde os itens ficam armazenados em um compartimento único. A "tampa"da mala normalmente possui redes organizadoras que facilitam a separação de alguns pertences menores.

Por fim, as malas de tecido tendem a se manter com aparência de nova por mais tempo já que sua carcaça dificilmente é danificada por riscos e marcas durante o transporte.