Viajar, ainda mais durante as férias, é uma das melhores coisas que existem! Mas nem sempre arrumar a mala é a parte mais agradável desse momento. Organizar tudo demanda paciência, desapego e muita praticidade. Pode ser difícil cumprir o objetivo nas primeiras vezes, mas, com o tempo, a tarefa tende a fluir melhor e a se tornar cada vez mais prazerosa. Separamos algumas dicas para deixar esse processo mais tranquilo para você.

 

Escolha a bagagem de acordo com seu tipo de viagem

Uma viagem de uma semana a trabalho é bem diferente de um mochilão de um mês com amigos para Europa em pleno verão, não é mesmo? Enquanto para a primeira viagem você precisa garantir que suas roupas estejam bem acomodadas sem risco de amassar, na segunda você precisa garantir conforto e comodidade para o deslocamento constante em meio a muita diversão. Se imagina subindo e descendo escadas de metro com uma mala G? Uma mala menor, mais fácil de carregar ou até mesmo uma mochila seriam melhores opções para a segunda situação. Por isso, levar em consideração o tipo de viagem na compra da bagagem é essencial.

 

Faça uma lista com base no seu roteiro

Antes de começar a organizar o que levar, planeje o roteiro da viagem, considerando as ofertas de passeios e as quais são as possibilidades de lazer. Conhecendo bem as características do destino, você pode listar os itens considerados essenciais e as roupas para cada ocasião, o que vai te ajudar a ter uma visão do planejamento de forma sistemática, facilitando na hora de colocar tudo na mala sem esquecer nada e ainda você pode se surpreender ao descobrir que nem tudo ali é necessário.

 

Pense no clima do destino

Vale sempre olhar os aplicativos de previsão do tempo para verificar qual o clima que te espera durante o período de viagem. Muitos trazem previsão para os próximos 5, 10, 15 dias, o que pode te direcionar na escolha das peças. Se o destino for praia durante o verão com expectativa de dias quentes e muito sol, certamente a prioridade serão roupas de banhos, shorts, vestidos… Já se você está indo para a neve, um casaco pesado e acessórios quentes são imprescindíveis. De toda forma, é sempre bom ter ao menos um item curinga para garantir, já que o clima sempre pode mudar.

 

Priorize peças básicas e neutras

A melhor roupa para se levar em viagens são as de tecidos leves, pouco volumosos e que não amassam muito. Pense sempre em peças que podem ser usadas mais de uma vez e que combinam com várias coisas. Aposte mais nos acessórios para variar os looks durante o passeio. O mesmo pensamento vale para os sapatos: leve pares básicos, confortáveis, que combinem com a estação, assim você pode usá-los mais de uma vez e evita levar a sapateira inteira.

Separe tudo antes de colocar na mala

O erro mais comum que as pessoas cometem antes de viajar é tirar as peças do armário e já colocar direto dentro da mala. Na sequência, testando combinações de itens, removendo aquilo que está sobrando e incluindo o que foi esquecido, mas era essencial. Com tudo separado, é hora de organizar a mala.

 


 

A ordem das roupas faz a diferença

Existem alguns truques que podem te ajudar a distribuir bem as roupas e não amassá-las muito durante a viagem:

·       Coloque primeiro as calças, esticadas no fundo da mala com as pernas para fora. Depois de colocar tudo, dobre as pernas da calça por cima das outras roupas.

·       Depois, coloque bermudas e shorts.

·       Na sequência, coloque os vestidos dobrados o mínimo possível e colocados esticados, com parte da roupa para fora da mala (principalmente se forem longos, assim como as calças).

·       Camisetas devem ser dobradas como de costume e depois enroladas, para serem colocadas nos cantos e espaços vazios da mala. 

·       Roupas íntimas devem ser colocadas em sacos organizadores para facilitar na hora de encontrá-las.

·       No caso de viagens para a praia ou no verão: as cangas devem ser colocadas esticadas e, os biquínis e maiôs, em saquinhos plásticos individuais, que podem inclusive proteger suas roupas na volta da viagem, caso as roupas de banho ainda estejam molhadas.

·       Os sapatos podem ser colocados em sacos individuais organizadores ou até mesmo em toucas de banho descartáveis (para proteger a sola do sapato). Com proteção, os sapatos podem ser acomodados junto às roupas, de preferência nos cantos da mala.

·       Os produtos de higiene pessoal, cosméticos, remédios e maquiagem devem ser colocados em uma necessaire. Como produtos líquidos podem vazar na mala, vale a pena analisar se eles não devem ser envolvidos em em sacos plásticos. 

·       Deixe o pijama e as roupas íntimas fáceis de pegar, assim você não precisa desfazer a mala toda depois de uma viagem longa. 

·       Por fim, não se esqueça de levar, no fundo da mala, um saco grande para trazer as roupas sujas separadas das roupas limpas.

 

Otimize os espaços

Organizadores em geral são grandes aliados na otimização de espaços. Itens de higiene em tamanho normal costumam ocupar um bom espaço da mala por isso é imprescindível que você invista em kits organizadores para que você transfira perfumes, shampoos e cremes para frascos menores, de acordo com o tempo de duração da viagem. Já para acessórios e roupas íntimas e de banho, vale apostar em organizadores telados ou tecido de tamanhos diversos.

 

Garanta espaço para as compras

Se você já sair de casa com a mala explodindo a chance de ter que comprar uma segunda ou pagar excesso de bagagem na volta é enorme. Mesmo quando o objetivo não é comprar, sempre uma lembrancinha que a gente acaba levando ou uma oferta imperdível que viu em uma loja, então não custa ter uma mala dobrável para o caso de uma eventualidade. 

 

Leve uma mala de mão

Viajando de avião? Pense em levar uma bolsa de mão para aqueles acessórios delicados, como acessórios, maquiagem e afins, ou mesmo para os eletrônicos (laptop, carregadores e cabos). Além disso, é recomendável colocar algumas peças essenciais de roupa (camiseta, calça e roupa íntima) para o caso de sua mala ser extraviada e demorar a recuperá-la.