Bagagem de bordo ou de mão é aquela que você não precisa despachar ao realizar o check-in do seu voo, ela vai com você dentro da cabine do avião sem pagar nada a mais por isso, independente da tarifa adquirida. Mas fique atento porque há diferenças de regras entre voos nacionais e internacionais, tanto com relação ao tamanho da bagagem e itens que podem ser levados dentro da aeronave.

 

 

VOOS NACIONAIS

Em 2019, houve a padronização das regras para as bagagens que podem ser levadas a bordo entre todas as companhias aéreas nacionais. Todo passageiro pode embarcar com uma mala de bordo mais um item pessoal, que pode ser uma bolsa de ombro, uma mochila ou uma sacola pequena. Casacos podem ir àmão, assim não ocupam lugar nem na bolsa e nem na bagagem de mão.

De acordo com as regras, as dimensões dos itens que podem ser embarcados são:

·       um objeto pessoal bolsa/mochila com as seguintes medidas máximas: 35 x 20 x 45 cm

·       uma mala com as seguintes medidas máximas: 35 x 25 x 55 cm (comprimento x largura x altura), já incluindo alças, bolsos e rodinhas, e com no máximo 10 kg.

Porém, dependendo do tamanho da aeronave e de sua lotação, algumas companhias aéreas oferecem o despacho gratuito de malas de bordo quando o espaço interno para armazenamento das malas nos compartimentos superiores é limitado.

Ao preparar sua mala, lembre-se que você não pode levar em sua bagagem de mão objetos cortantes (como facas, tesouras e canivetes), armas de fogo, sprays de pimenta, líquidos inflamáveis, explosivos, ferramentas de mão de obra, venenos, alvejantes e ácidos. Demais itens líquidos, remédios ou objetos como guarda-chuva, secador de cabelo ou chapinhas estão liberados em voos nacionais.

 

VOOS INTERNACIONAIS

Não há uma padronização do tamanho de bagagem de bordo entre as companhias aéreas internacionais e, apesar de não haver grandes variações entre elas, é importante checar essas informações diretamente com a empresa emissora da sua passagem.

 

 

De forma geral, o tamanho internacionalmente considerado regular para uma bagagem de bordo é 35 x 23 x 55 cm (comprimento x largura x altura), incluindo alças, bolsos e rodas. Note que companhias aéreas dos EUA normalmente aceitam malas maiores que as demais empresas no resto do mundo. Com relação ao peso, algumas empresas aéreas não adotam nenhum limite, o que torna muito vantajoso optar por não despachar a bagagem durante um voo que não há franquia de bagagem inclusa na tarifa.

Sobre itens permitidos, além das restrições já válidas para voos nacionais (objetos cortantes, armas de fogo, explosivos, inflamáveis, venenos, entre outros), em voos internacionais líquidos em geral precisam ser armazenados em frascos de até 100 ml, condicionados em uma embalagem plástica transparente, com sistema de abertura e fechamento. A quantidade máxima de líquidos não pode ser superior a 1 litro e cada passageiro pode levar somente uma bolsa. Em geral, as companhias aéreas abrem exceções para medicamentos (mediante apresentação da receita nominal ao portador da passagem aérea), alimentos infantis, entre outros.

Note que estas regras são válidas a partir do momento que você passa pela área de segurança de embarque de voos internacionais. Porém, você pode acabar comprando algum líquido ou alimento dentro da área de embarque enquanto aguarda seu voo. Nestes casos, se estiver levando algum alimento com você para dentro da aeronave, preste atenção às restrições do país de chegada. Na grande maioria dos casos, você precisa descartá-lo antes de passar pela área de alfandega.

Em caso de dúvidas, sempre consulte a companhia aérea para mais detalhes.

 

ATENÇÃO! É importante levar na sua bagagem de bordo dinheiro, cartões de crédito, documentos e aparelhos eletrônicos, já que esses itens jamais devem ser despachados.